Reflexões

O meu amigo secreto

segunda-feira, janeiro 11, 2016

Em novembro do ano passado milhares de mulheres utilizaram a hashtag "Meu amigo secreto" (#meuamigosecreto) no Facebook e no Twitter para fazer denúncias e desabafos acerca de "amigos" com atitudes machistas, racistas, gordofóbicas e lgbtfóbicas. Eu dei a minha contribuição:

‪#‎MeuAmigoSecreto‬ diz que ama uma "gordelicia" porque elas trepam melhor, já que precisam se esforçar mais pra compensar o fato de serem gordas.
O meu amigo secreto diz que ama uma "gordinha", mas só até manequim 46, porque mais que isso já é obesa e isso "não faz bem pra saúde".
O meu amigo secreto já ficou com várias gordas, mas vocês não sabem disso, porque isso ele não conta pra ninguém pois acha vergonhoso.
O meu amigo secreto quis ficar comigo e pegou na minha bunda um dia desses e quando eu disse não ele disse que eu devia agradecer por alguém me querer.
Meu amigo secreto acha que é besteira eu reclamar da falta de roupas, das catracas e bancos dos ônibus, dos box pequenos dos banheiros e das cadeiras frágeis dos espaços públicos.
Já a minha amiga secreta diz que eu tenho que me amar como eu sou e que me acha linda, mas pira quando ganha um pouco de peso, grita aos quatro cantos o quanto está com nojo de si mesma por ter engordado e chora na frente do espelho por ter passado do manequim 38.
Minha amiga secreta acha super daora ir no Mc Donalds com os amigos e comer diversas "gordices" sem dar bola pra "essas coisas de mulher fresca que só sabe contar calorias e não se diverte", exceto se quem estiver comendo for a gorda, porque gorda que come demais é desleixada e gorda que come de menos ou prefere comida saudável não adianta de nada porque "já é gorda mesmo".
Boa parte dos meus amigos secretos são realmente "secretos". Porque ninguém os enxerga, ninguém vê com maus olhos o que eles fazem. Todo mundo age como se nada estivesse acontecendo. E muitas vezes nem se dão conta de que algo está acontecendo. E passam a mão na cabeça deles. Se perguntam como que uma gorda não tem senso de humor e não quer virar piada? Não é pra isso que ela existe? Dentro da escola. Dentro da faculdade. Dentro do trabalho. Dentro de casa. Na rua. É tudo visto como natural, porque quem mandou eu ser assim, não é mesmo?

Veja também:

0 comentários